Boa mesa com todos os sotaques
Búzios é um paraíso também quando o assunto é boa mesa, reunindo restaurantes franceses, italianos, japoneses, espanhóis... Em cada um, sabores e delícias típicas para os mais exigentes e variados paladares. A razão da diversidade é o grande número de estrangeiros que vieram passar uns dias no balneário, apaixonaram-se e por aqui ficaram.
De suas origens, trouxeram os temperos e os segredos que incrementam os pratos à base de frutos do mar – os pescados são os carros-chefe da culinária local, afinal, Búzios surgiu como uma vila de pescadores e está cercada de praias por todos os lados.
Na hora do jantar, o endereço tradicional dos restaurantes é a Rua das Pedras e sua continuação - a Orla Bardot, um belo trecho que vai até a praia dos Ossos, berço do povoado de Búzios.
Do mar para a mesa
Uma dica por ali é o badalado Bar do Zé que, apesar do nome, é um autêntico restaurante no melhor estilo buziano. Os pratos são servidos em mesas cobertas por toalhas coloridas, enquanto as velas garantem não só a iluminação, mas também o aconchego. Da cozinha saem risotos como o de camarão com brie, aspargos e azeite de trufas; e peixes – destaque para o cherne com mix de cogumelos -, além de massas frescas e carnes.
Mamma Mia!
A Orla Bardot foi o endereço escolhido também pela pizzaria e restaurante italiano Deck. Por ali, as massas frescas artesanais produzidas na casa encontram um concorrente de peso: o lindo visual da praia da Armação. As pizzas também fazem parte do cardápio do Buda Beach Bar, que traz opções variadas com direito a imagens de Buda e cascatas espalhadas pelo ambiente.
A Estância Don Juan capricha nos produtos argentinos e uruguaios, como as carnes, os vinhos e o doce de leite. Nos noites de terça-feira, o tango toma conta do ambiente, com direito a músicos e dançarinos.
No Pimenta Síria, as receitas árabes estão sempre tinindo. Aposte no rodízio, que traz quase todas as delícias do cardápio!
No verão e 2021, o badalado e clássico Chez Michou, famosos pelos crepes com os recheios variadíssimos e que fazem sucesso há mais de 30 anos na Rua das Pedras, ganhou mais um espaço. O empreendimento, , ampliou seu território e atravessou a rua. Todas as delícias do cardápio da creperia podem ser degustadas no Pátio Michou (ex Pátio Havana), com o plus da vista incrível da praia do Canto. Além dos crepes e do visual, a bela casa oferece pizzas, sanduíches, drinks e programação musical.
Durante o dia, a dica é beliscar nos quiosques e bares espalhados pelas praias. A maioria oferece porções de camarões e lulas frescas, além de refeições completas, como moquecas e lagostas.
O canto esquerdo da Praia da Ferradura é repleto de opções - de barracas simples ao badalado Eden Beach Lounge, do Hotel Isólito . Na Brava, experimente os ceviches do Rocka Beach Lounge. Já em José Gonçalves, as casquinhas de marisco do Ranieri são famosas. Na agitada Geribá, fazem sucesso o açaí e os sanduíches do Fishbone Café.
A cidade oferece, também, excelentes opções de gastronomia à quilo. No Centro, o Buzin e o Bananaland, ambos na Rua Turíbio de Farias (paralela à Rua das Pedras) oferecem receitas sofisticados em ambientes transados. Há também os estabelecimentos que servem a chamada cozinha artesanal buziana como o David e O Barco.
O charmoso Porto da Barra, em Manguinhos, também oferece variadas opções, algumas de frente para a praia, para um delicoso almoço pós-praia. Entre elas, o Bar dos Pescadores, famoso pelos pastéis de camarão e pelas moquecas, como a de namorado.
Reserve um dia para ir ao Chez Michou. Os crepes, com os recheios variadíssimos, fazem sucesso há mais de 30 anos. Entre os preferidos está o clássico Alessandro, com queijo, presunto, tomate e orégano. Para a sobremesa, crepe de banana com chocolate crocante e sorvete de creme – imbatível!
Esqueça a dieta
Na hora da sobremesa, aposte nos sorvetes de sabores que vão muito além do chocolate, creme, morango... No Sorvete Itália, ao menos um novo sabor é lançado todo ano, quando o verão se aproxima. E para curtir o visual da praia do Canto ao entardecer, siga para o Maria Maria, um aconchegante café - e sorveteria! - na Rua das Pedras que serve a famosa torta de chocolate com banana. Depois da orgia gastronômica, basta uma prazerosa caminhada pelas praias para detonar as calorias em excesso!
Manguinhos In - Porto da Barra
Saindo do circuito Rua das Pedras-Orla Bardot, uma excelente alternativa é o Porto da Barra, um espaço anexo à peixaria de Manguinhos. Instalados sobre um deque de madeira entre a praia e o mangue, bares, restaurantes, lojas de decoração e ateliês se espalham pelo agradável local – perfeito para ir no pôr do sol ou à noite.
Por lá estão o pioneiro Bar dos Pescadores e os contemporâneos Zuza e Donna Jô. O complexo reúne restaurantes de cozinhas variadas como o português Cais de Gaia., o francês Cigalon e o latino-oriental Nami.
Ao lado do Porto da Barra fica o Porto Búzios, que abriga lojas e espaço kids.
Vizinho do Porto Búzios, o Espaço Domme é um complexo que reúne loja de decoração praiana e restaurantes variados: Kojiki (japonês), Koncha Koncha (frutos de mar) e Fuego Steakhouse (carnes).
Pertinho do Porto da Barra e do Domme, mas escondidinho, está o Baroque, restaurante de culinária européia, tendo as delícias da cozinha alemã como destaque. No cardápio, salsichas defumadas, costela, goulash, kassler...
Também em Manguinhos fica o restaurante Gisele. Após pilotar com maestria o Bar dos Pescadores, a moça abriu a própria casa. Os destaques são as delícias que garantiram a fama da chef – os pastéis de camarão, as moquecas e o lagostim ao bafo. Aos sábados, a estrela é a feijoada, concorridíssima!
Ainda em Manguinhos, o Shopping Aldeia da Praia é uma ótima opção para lanchar, almoçar ou jantar. Por lá estão os pioneiros Grão Culinária Vegetariana Natural, com quiches, crepiocas, chás, sucos, lanches integrais e deliciosas refeições lights; e o Clube da Sfiha, com um enxuto e saboroso cardápio. E ainda tem a Forneria Picardia, com pizzas assadas no forno à lenha e o japonês Shido Sushi Bar, além do Espetinho Gourmet e do Armazém do Pastel.
Seguindo para Geribá, a pedida é o Farinatta, no canto esquerdo, com delícias do lendário restaurante Quintal. Entre elas, o Nhoque do Presidente, feito com camarões e batatas doce e inglesa; e o Macaquito, que combina camarões VG com creme de banana da terra, farofa crocante e arroz.
Já no canto direito de Geribá fica o Chez Françoise, no hotel Le Relais La Borie, com vista para a praia. No cardápio, toda a tradição da cozinha francesa, mesclado com o frescor dos ingredientes brasileiros.
Manguinhos Inno do circuito Rua das Pedras-Orla Bardot, uma excelente alternativa é o Porto da Barra, um complexo gastronômico inaugurado em 2006 e que funciona anexo à peixaria de Manguinhos. Instalados sobre um deque de madeira entre a praia e o mangue, bares e restaurantes se espalham pelo agradável local – perfeito para ir no pôr do sol ou à noite. Por lá estão o pioneiro Bar dos Pescadores e o contemporâneo Zuza, comandado pelo chef Cristopher Cabicieri. O complexo reúne ainda os restaurantes O Hedonista, com uma respeitosa adega; Primitivo, Captains Sushi, e a charmosa filial do carioca Quadrucci. Também em Manguinhos fica o Restaurante Gisele. Após pilotar com maestria o Bar dos Pescadores, a moça abriu a própria casa em 2007. Os destaques são as delícias que garantiram a fama da chef – os pastéis de camarão, as moquecas e o lagostim ao bafo. Aos sábados, a estrela é a feijoada, concorridíssima!