• De cima, península é ainda mais exuberante

Ecoturismo

Trilhas e mar cristalino convidam às atividades em contato com a natureza

Visto do alto, balneário revela trilhas e estradinhas de terra para pedalar, caminhar e se encantar

Além do mar cristalino, procurado para a prática de snorkeling e mergulho autônomo, Búzios é emoldurada ainda por encostas e montanhas com flora e fauna típicas da mata Atlântica. Exercitar-se em contato direto com a natureza privilegiada da região é tarefa obrigatória no balneário.

São caminhadas ecológicas, cavalgadas, trekkings e passeios de bicicleta por trilhas que levam a cenários pouco explorados. Entre eles está a Área de Proteção Ambiental (APA) Pau-Brasil, que engloba as praias de Caravelas, José Gonçalves e Tucuns, além da Serra das Emerências.

Mirantes naturais descortinam vistas únicas

Em cada refúgio ecológico, uma surpresa é revelada aos desbravadores. Na APA Pau-Brasil (em especial nas Emerências), os destaques são as bromélias e os micos-leões-dourados. Na praia Olho de Boi, os 50 metros de areias absolutamente virgens chamou a atenção dos naturistas, que fizeram dela o seu point em Búzios. Outros locais de contato direto com a natureza são a Lagoinha e a praia de José Gonçalves.

E tem ainda toda a beleza natural dos arredores – os que cortam a região de Casimiro de Abreu e do distrito de Sana formam cachoeiras e corredeiras perfeitas para a prática de rafting, rapel, duck.... Os belos cenários, contornados por trilhas, convidam também as caminhadas e cavalgadas.

APA do Pau-Brasil A maior reserva de pau-brasil em território fluminense fica na Serra das Emerências, na divisa de Cabo Frio e Búzios. Reconhecida, ganhou status de área de preservação ambiental (APA), o que garante a proteção de seis praias e seis ilhas ao seu redor, somando 12 mil metros quadrados. A área vai do Canal do Itajuru, em Cabo Frio, até o canto direito da praia de Tucuns, em Búzios. Estão incluídas na APA as praias Brava, das Conchas e Peró (em Cabo Frio) e Caravelas, José Gonçalves e Tucuns (em Búzios), além das ilhas Comprida, Redonda, dos Papagaios, Dois Irmãos, Capões e Emerências (ilha e ilhotas).

Serra das Emerências

Incluída na APA, a serra foi objeto de estudo dos doutores Janis Roze e Amanda Bernal, da City University of New York. Uma avaliação preliminar revelou a presença de valiosas extensões da mata quase virgem na região. O ecossistema tem elementos florísticos e faunísticos característicos da Mata Atlântica, misturados com elementos típicos de outros ecossistemas do Brasil, conformando um sistema ecológico único e pouco estudado.

Saiba como curtir as atividades ecológicas em Búzios

Rafting, rapel, cavalgadas e caminhadas em Casimiro de Abreu e Sana

A uma hora de Búzios, a aventura é garantida em meio a montanhas e cachoeiras

Bike

Pedalando, descobre-se uma outra Búzios

Mergulho

Respire fundo e aprecie as muitas cores e formas que se escondem debaixo d'água

Trekking

Caminhadas por trilhas revelam histórias e paisagens

Assuntos Relacionados

Chez Pitú
Copyright 1996-2024 Búzios On Line©.