• Vista da Serra das Emerências é encantadora
  • Ponta do Pai Vitório tem belos cenários
  • Trilha das Poças é perfeita para fotos
  • Ferradura x Ferradurinha e suas belezas
  • Vista da enseada da Ferradurinha descortina Tucuns e Geribá
  • Caminhada ao Mangue de Pedras combina natureza, história e geologia

Trilhas

Descubra Búzios a pé!

Búzios oferece trilhas para caminhada e trekking com os mais variados níveis de dificuldade. Em todas, porém, as belezas naturais e as riquezas culturais e históricas se fazem presentes.

São diversos circuitos, com duração entre duas e três horas cada. Entre os mais fáceis está o roteiro “Mangue de Pedras”, que leva ao Mirante do Pai Vitório, à praia da Gorda, ao Mangue de Pedras e à Colônia de Pescadores da Praia da Rasa, com direito a escarpas, belas paisagens, lendas e histórias – na Ponta do Pai Vitório acontecia o desembarque do tráfico de escravos. A caminhada dura cerca de duas horas em meio a trilha pavimentada com subidas e descidas leves. Todos os anos, em outubro, a gratuita "Caminhada na Natureza" reúne moradores da Rasa e gente de vários estados do país para chamar a atenção da importância da preservação do Mangue. 

Também de nível fácil é o roteiro APA do Pau-Brasil x Praia de José Gonçalves. A caminhada é feita em meio à mata Atlântica, em trilha com trechos arenosos e rochosos, subidas e descidas leves. Na APA, a vegetação exuberante exibe cactos e bromélias gigantes. A história por aqui gira em torno de José Gonçalves, um traficante de escravos da região que desembarcava os africanos na praia que leva seu nome.

Entre as de nível médio está Praia da Ferradura x Praia dos Amores, passando por uma antiga trilha de pescadores com terreno arenoso, subidas e descidas. Quem ficar cansando, tem a opção de finalizar o passeio seguindo para a praia da Ferradurinha de caiaque! Uma bifurcação no caminho leva ao Saco do Canivete, que abriga a Pedra do Guardião, local perfeito para contemplação e meditação. No estilo moderado-difícil vem o circuito Ponta das Poças e Sítio da Cobras, que circulam por caminhos abertos por índios. 

A Serra das Emerências aparece em dois roteiros, podendo ser conjugada com a praia de Tucuns ou com o bairro de José Gonçalves – é só escolher. Independente do passeio, é imprescindível o uso de calçados apropriados, boné ou chapéus e protetor solar. E não esqueça de abastecer a mochila com água, frutas e barra de cereais.

Com tanta natureza, há outras diversas trilhas partindo ou chegando de praias como João Fernandes, Azeda, Brava, Forno, Caravelas, Tartaruga, Manguinhos e Canto.

A Ecotrilhas, a Nas Trilhas de Búzios e a Búzios Local Trilhas oferecem todos os circuitos acima, que podem ser feitos em em grupo ou através de roteiros personalizados.

Ecotrilhas - (22) 9-9909-3069 

Cactus Experiências -  (21) 9-9934-1086

Búzios Local Trilhas - (22) 9-9753-0823

Nas Trilhas de Búzios - (22) 2623-6340

 

Chez Pitú
Copyright 1996-2024 Búzios On Line©.