Ao longo da Rua das Pedras - e ainda na Orla Bardot - a variedade de lojas surpreende e as compras são inevitáveis. Para arrasar na noite ou na beira da praia, deixe-se hipnotizar pelas vitrines das griffes badaladas, que seduzem com modelitos e acessórios que são a cara de Búzios. Artigos para a casa também fazem sucesso. Peças produzidas na região e em outros cantos do Brasil e do mundo chamam a atenção nas lojas de decoração.
Últimos lançamentos
O glamour das vitrines confere ainda mais charme à Rua das Pedras e à Orla Bardot. Fazer compras em lojas como Richards, Osklen, Farm, Cantão, Animale, Reserva... é sempre um prazer, principalmente longe do stress dos shoppings e do trânsito. Na Travessa dos Arcos, duas galerias paralelas que formam uma pracinha com direito a um café e um chafariz, estão algumas das principais griffes internacionais que aportaram no balneário, como a Lacoste.
A moda praia é destaque em muitos endereços. Além dos últimos lançamentos em biquínis, a oferta inclui sungas, saídas de praia, bermudas, acessórios e sandálias. A infinidade de cores, modelos e estilos deixa as mulheres extasiadas.
Só no garimpo!
Um pouco escondido e repleto de pérolas é o Passeio das Palmeiras, em frente ao Cine Bardot, na Travessa dos Pescadores. Por ali, imperam lojinhas de moda e acessórios.
Para os surfistas, a dica é loja Geribá Surf, em frente à igreja de Santa Rita / Desatadora de Nós. Por lá estão pranchas, acessórios e roupas para a prática do esporte que é a cara de Búzios. Já no Porto da Barra fica a Yemanjá, com peças que são puro luxo no quesito moda praia. As roupas, com pegada étnica, primam pelos tecidos naturais, tingimentos artesanais exclusivos, rendas e bordados. São caftãns, maiôs, biquínis, vestidos esvoaçantes, pantalonas e saiões que vão da praia ao happy hour.
E para quem gosta de uma feirinha, vale conferir as novidades na praça Santos Dumont. As barracas são montadas à noite e é possível encontrar bijuterias, quadros, tapeçarias... tudo muito colorido! Nas noites de quinta e manhãs de sábado, também tem artesanato na Feira Livre da Praça da Ferradura.
Para casa
Peças sofisticadas para enfeitar a casa também chamam a atenção ao longo da caminhada pela Rua das Pedras e suas galerias. Entre as lojas mais tradicionais está a Âmbar, instalada na Manoel Turíbio (paralela à Rua das Pedras), repleta de peças de diversos cantos do mundo - de louçaschinesas a tapetes da Índia, passando por bijuterias nepalesas e lindas cerâmicas turcas. As peças à venda são adquiridas pelo proprietário durante suas viagens. Os objetos vêm da Índia, Marrocos, Bali, África, Costa do Marfim e de aldeias indígenas brasileiras. Além das peças decorativas, como toalhas de mesa, capas de almofadas, estátua de vários deuses, luminárias de fibras naturais e velas aromatizadas, a loja oferece também bijuterias em prata e pedras, como a turquesa e o lápis âmbar.
Boas ofertas também são encontradas em Manguinhos, na Avenida José Bento Ribeiro Dantas. No Espaço Domme, um complexo de decoração com três mil metros quadrados, são mais de 50 tipos de móveis em fibra natural e sintética. Peças decorativas e tapetes se espalham pelos cinco bangalôs, com direito a lagos e jardins. O espaço conta ainda com um restaurante japonês (Kojiki), um de frutos do mar (Mare) e uma pizzaria (Victorio) - onde tudo está à venda, da louça às mesas e cadeiras.
Ao lado, no Porto da Barra, lojas de decoração como a Studio Grabowisky, dividem a atenção com as galerias de arte e ateliês como o de Sérgio Soares, repleto de peças feitas com pedaços de barco de pesca, que movimentam o espaço gastronômico com exposições permanentes e temporárias.
Arte em toda parteBúzios tem ateliês de artistas da região, de outros estados e de outros países. E não são poucos os espaços para apreciar pinturas, esculturas, tapeçarias... Os endereços se espalham por variadas praias e bairros, mas boa parte se concentra nos arredores da Rua das Pedras – por ali, um pequeno espaço chamado Galeria das Pedras reúne trabalhos diversos e exposições permanentes. E o melhor: as obras podem ser apreciadas e levadas para casa!
Famosa pelas esculturas coloridas e gigantescas, a gaúcha Ivone R atende em um ateliê montado na própria residência, no finalzinho da praia da Armação. Também tendo a casa na praia como local de trabalho, Marcelo de Moraes apresenta suas telas acrílicas na Baía Formosa. Já as galerias da Rua das Pedras foram os locais escolhidos pelas pintoras Celina Lisboa e Abigail Vasthi Schlemm para apresentarem suas obras.
Relação de artistas em Búzios