História da cidade

 

Bob e a atriz na praia do Ossos

A antiga vila de pescadores entrou na rota do jet set internacional depois de uma visita da atriz Brigitte Bardot, nos anos 60. Hoje, o balneário é um dos destinos mais charmosos do país

Búzios tem sua origem em uma pequena aldeia que no passado foi povoada por índios, portugueses e piratas franceses. A aldeia também foi ponto de tráfico de escravos negreiros.

Mas foi a passagem da diva francesa, em janeiro de 1964, que colocou o vilarejo na rota do turismo internacional e do glamour. Desde então, suas praias ganharam destaque no mundo e a península foi batizada de "Saint-Tropez brasileira". Há décadas o balneário se sofisticou e ganhou fama por conta do charme de seu lifestyle e da agitada vida noturna.

No verão e nos feriados, o burburinho é intenso dia e noite. Já na baixa estação, Búzios é um paraíso perfeito para apreciadores da boa mesa, das artes e da natureza.

Antes de Brigitte

Mick Jagger tocou para adolescentes

O charme e a beleza de Búzios é história antiga. O balneário já era frequentado pela alta sociedade carioca desde os anos 50 – a turma endinheirada chegava atrás dos encantos rústicos e da privacidade da pequena aldeia de pescadores. A viagem era uma aventura, feita por uma precária estrada de terra.

Brigitte chegou à vila em 64 trazida por seu então namorado brasileiro Bob Zagury. Em 76 foi a vez do vocalista dos Rolling Stones, Mick Jagger se esbaldar na aldeia, tocando violão na praia do Canto para os pescadores e um grupo de adolescentes cariocas – entre elas, a atriz Alexia Dechamps e a fotógrafa Olívia Guimarães. Exótico como sempre, Jagger chegou ao balneário em uma limusine, que por pouco não atolou nas ruas de areia da vila.


Arquitetura: estilo único

O charme de Búzios não é garantido somente por sua beleza natural. Espalha-se ainda por sua arquitetura, que segue um estilo único, a começar pela altura das construções - graças a uma lei de 1970, nenhuma pode ultrapassar dois andares.

 

Casinhas de pescadores influenciaram construções

 

O estilo, que inclui ainda materiais rústicos e artesanais como a madeira, é observado nas casas de veraneio, nas pousadas e até mesmo no comércio em geral como nos restaurantes. O próprio pórtico de entrada da cidade exibe a marca registrada arquitetônica.

A tradição foi mantida, em parte, pela atuação de dois renomados arquitetos buzianos: Octávio Raja Gabaglia e Hélio Pellegrino. Nas obras assinadas pelos artistas – restaurantes Don Juan, Pátio Havana, Boom, Buzin entre outros – imperam as madeiras de demolição, os pés direitos altíssimos e a simplicidade charmosa da vila de pescadores que conquistou o mundo. Outra característica é o uso de sinos no lugar das campainhas.

Outro belo - e singelo - exemplo da arquitetura local é a igreja de Sant'Ana, no topo de um outeiro na praia dos Ossos.

Assuntos Relacionados

Chez Pitú
Copyright 1996-2024 Búzios On Line©.